Luz no Patio

Os presento una experiencia linda en la que participé junto a dos personas muy especiales tanto por su cualidad humana como artística. Aquel día corrimos tras el sol, conseguimos ahuyentar la lluvia tras una breve visita de cortesía, ejercitamos nuestros cuerpos en perfecta armonía con aquel espacio que nos susurraba espuma salada al amanacer y nos confortaba con su algarabía alada de tarde. Como ya ocurrió en otros lugares las crianças las más curiosas y participativas, algunas amistades recién estrenadas también vinieron a disfrutar de aquel día, que acabó en festejo con su tradicional Jam no MAM, a la orillas del mar. Lo conseguimos! y cómo lo disfrutamos! Silvira

Luz  no Patio// Projeto e Performance de Nuno Carvalho e Filipa Pontes no Pátio das Mangueiras, Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM BA). Tem como principal objetivo apresentar uma nova perspectiva do espaço e do tempo, intervindo com o público.

A ação foi tornar visível o mapa oculto da passagem do sol pelo Pátio das Mangueiras, desde o nascer até ao por do sol.

Registrando, por meio do desenho, as linhas entre a sombra e a luz transformando-as em cartografia, quiseron asim fazer perceptível o trajeto do sol através das várias horas do dia e a sua influencia no movimento e vivencia do pátio. O resultado: uma experiência física em constante conexão com o astro, a natureza, a arquitetura e os transeuntes do espaço, representado por um mapa desenhado no solo do Pátio das Mangueiras.

Luz no Pátio é uma ação performativa de caráter efêmero e poético, conta com a utilização de elementos orgânicos (oxido de ferro natural, barro e água) para a criação do mapa, respeitando o envolvimento natural do espaço.

A performace foi realizada quinta-feira, dia 17 de Julho de 2010, entre as 6h00 e 17h00 e registrada por meio de fotografia e vídeo.

Luz no Patio parte de um projeto de intervenção pública, Cartografiar El Sol, que contou com uma primeira ação na Praça del Sol em Barcelona, Espanha em Junho de 2009. Posteriormente realizamos uma residência artística no Centro Nau Cóclea (Girona, Espanha) onde Filipa y Nuno trabalham resultados e registros da ação, estudando novas formasde dar continuidade ao projeto.

Cartografiar el Sol, intervenção na Plaça del Sol, Barcelona no dia 23.06.2009 ás 10h. Foto Ricardo Leite

Partindo do interesse de conhecer e colaborar com o MAM BA decidiron visitar o espaço para fazer surgir uma proposta site specific.

Ao percorrer o espaço Solar do Unhão foi espontânea a relação com o projeto Cartografiar El Sol e a vontade de desenvolver uma nova ação performativa em torno da relação entre espaço e tempo.

Luz no Pátio (performance)

Local- Pátio das Mangueiras. Salvador de Bahia (Brasil)

Data -17.07.2010 (sabado)

Hora de Inicio da Ação -6h00

Hora de finalização da Ação –17h00